Confira vantagens e desvantagens de um pneu em forma de bola.
Conceito foi mostrado no Salão de Genebra, na Suíça.
Novas tecnologias para carros que dirigem sozinhos surgem a cada dia, mas até então ninguém havia pensado nos pneus. Até a Goodyear exibir no Salão de Genebra, na Suíça, um conceito estranho de pneu esférico.
A novidade foi feita em impressora 3D, com relevo imitando um coral cérebro, e por enquanto não tem nenhuma expectativa de um dia chegar às ruas. Confira a seguir quais seriam as vantagens e desvantagens de um pneu deste tipo.
Vantagens
Os pneus esféricos poderiam se movimentar em qualquer direção, fazendo o veículo girar sobre o próprio eixo ou então entrar paralelamente em ruas, o que facilitaria muito a manobra de estacionar e reduziria o espaço livre necessário nos estacionamentos.
O trajeto do carro ficaria mais suave, sem mudanças de direção bruscas, já que ele poderia se mover lateralmente na pista.
Além disso, o conceito daria mais segurança aos passageiros em pisos perigosos, por exemplo no gelo ou diante de poças de água, com uma espuma nos sulcos que amolece quando se molha.
A impressão 3D permite que ele seja customizado de acordo com a necessidade de cada região.
Os pneus ainda possuem sensores que registram as condições da estrada, mapeando buracos por exemplo, e transmitem as informações a outros veículos que vêm atrás.
Desvantagens
Como o pneu é uma bola inteira, o carro não pode ter um eixo de transmissão. A Goodyear resolveu este problema com um esquema de levitação magnética para manter o carro sobre as rodas esféricas - um tipo de tecnologia usada apenas em trens que andam em linha reta.
Para pilotar algo do tipo, é possível que apenas um robô seja capaz, já que a movimentação em 360º teria que ser milimetricamente acertada.
A ideia dificilmente se tornará realidade em um futuro breve, mas a Goodyear busca ampliar as possibilidades do pensamento convencional sobre carros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário