Segunda geração chega ao país ainda mais moderna e com novos motores, com preços a partir de R$ 189.990
Ele
já se destacava nas ruas com o seu visual marcante. Afinal, não existem
muitos cupês-sedãs (ou cupês de quatro portas) rodando por aí. Mesmo
assim, o Audi A5
já precisava passar por uma revitalização, já que, embora com alguns
retoques, sua carroceria exibia praticamente as mesmas linhas de sua
primeira versão, lançada em 2009 (Sportback). A resposta veio no ano
passado, com a apresentação da nova geração do modelo no Salão de Paris,
e agora os brasileiros já podem conhecer a novidade de perto, pois o novo A5 está chegando às concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 189.990.
Visualmente, o modelo ganhou carroceria com vincos mais pronunciados, que realçam a esportividade do carro. Na dianteira, a
grade está mais larga e baixa, enquanto os faróis ganharam novo desenho
(opcionalmente, eles podem ser de laser (Matrix) ou totalmente de LED.
O estilo cupê foi mantido, assim como as janelas sem moldura. Na
traseira, agora há uma generosa terceira luz de freio (brake light) na
parte superior do vidro, além das lanternas de LED e do pequeno defletor
embutido na tampa do porta-malas. O resultado é muito bonito e
elegante.
Tem mais: embora seja até 85 kg mais leve que o anterior (dependendo da versão), o novo A5 ainda é 21 mm maior no comprimento e tem 14 mm a mais no entre-eixos.
Isso se reflete no espaço interno, que ficou 17 mm maior no
comprimento. Para se ter ideia, isso proporcionou mais 24 mm na área
disponível para as pernas dos passageiros de trás. A largura e a altura
da carroceria diminuíram em 11 mm e 5 mm, respectivamente, mas isso não
acarretou prejuízo ao conforto dos ocupantes.
Na parte interna, a principal atração é o já conhecido quadro de instrumentos totalmente digital (Virtual Cockpit), que pode ser configurado de acordo com a preferência do condutor.
Mas há outras novidades, como os bancos, que foram completamente
reformados, o volante com novo desenho e o ar-condicionado automático,
opcionalmente para até três zonas. A alavanca do câmbio também é nova e,
de acordo com Lothar Werninghaus, consultor técnico da empresa, foi
mantido por questões de ergonomia e tradição, já que poderia ser
substituída por outro tipo de comando, uma vez que o acionamento do
câmbio é totalmente eletrônico.
Ao volante
O
conjunto motriz, aliás, também foi modificado, e o A5 passa a contar
com a nova família de motores EA 888 3B da Audi. Trata-se da mesma gama
usada no A4, um quatro cilindros de 2.0 litros com turbo, duplo
sistema de injeção de combustível (direta e indireta) e comando de
válvulas variável, capaz de entregar 190 cv na versão denominada ultra e
252 cv na mais potente. O primeiro ainda trabalha com ciclo
Atkinsons, que lhe permitiu obter nota A no Programa Brasileiro de
Etiquetagem Veicular (o motor de 252 cv tem nota B).
Ainda na parte mecânica, o câmbio agora é um robotizado de dupla embreagem banhadas a óleo, com sete marchas, que substitui o Multitronic CVT anterior.
As versões com motor de 190 cv possuem tração dianteira, enquanto as
demais contam com a integral quattro. Por fim, a suspensão também foi
modificada, a fim de proporcionar o melhor compromisso entre
estabilidade e conforto.
Apesar
de ser totalmente novo, contar com novos motores, câmbio e
instrumentos, o novo Audi A5 deve chamar a atenção pelos sistemas de
assistência ao condutor. O modelo é o primeiro a oferecer o Traffic Jam
Assist, ou assistente de congestionamentos. Por meio de radares,
câmeras e sensores, o equipamento é capaz de manter o veículo
trafegando de modo autônomo em situações de congestionamento a até 65
km/h, aumentando ou diminuindo a velocidade de acordo com os carros à
frente e dentro da faixa de rolamento. Quando o trânsito volta a fluir, um alarme sonoro avisa o condutor para retomar o controle do carro.
Pudemos
conferir o funcionamento do sistema no trânsito de São Paulo, durante a
rápida avaliação do modelo e o equipamento impressionou. Para
acioná-lo, basta ligar o controlador de velocidade de cruzeiro, ajustar a
distância do carro à frente e, em seguida, acionar o assistente de
manutenção de faixa. O indicador no quadro de instrumentos informa que o
sistema está funcionando e, a partir daí, o motorista pode tirar as
mãos do volante. O equipamento faz parte do pacote Assistance
Tour e será oferecido como opcional nas versões Ambiente, Ambition e
Ambition Plus, que custam a partir de R$ 213.990, R$ 239.990 e R$
268.990, respectivamente. A Audi do Brasil, porém, não havia definido o preço do opcional.
Além
disso, o novo A5 ainda conta com controlador de velocidade de cruzeiro
adaptativo, assistente de manutenção em faixa, monitor de ponto cego,
câmeras de alerta para tráfego cruzado na traseira e sistema Pre Sense,
que “prepara” o veículo para oferecer a maior proteção possível aos
ocupantes no caso de colisão iminente na traseira. Na estrada, o novo A5 impressionou pelo conforto e pelo desempenho da versão com 252 cv.
De acordo com a fabricante, o A5 2.0 TFSI Sportback quattro é capaz de
acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir 250 km/h de velocidade
máxima.
Ficha Técnica
Motor: 2.0, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo sistema de injeção, turbo, gasolina Potência: 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm Torque: 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm Câmbio: Automática, 7 velocidades, tração dianteira Direção: Elétrica Suspensão: Independente multilink (dianteira e traseira) Freios: Discos ventilados (dianteira e traseira) Pneus: 225/50 R17 Comprimento: 4,73 metros Largura: 1,84 metro Altura: 1,38 metro Entre-eixos: 2,82 metros Tanque: 54 litros Porta-malas: 480 litros Peso: 1.475 kg Central multimídia: 12,3 polegadas, sensível ao toque
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