segunda-feira, 3 de julho de 2017

AUDI A5 SPORTBACK 2.0

Segunda geração chega ao país ainda mais moderna e com novos motores, com preços a partir de R$ 189.990


Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Ele já se destacava nas ruas com o seu visual marcante. Afinal, não existem muitos cupês-sedãs (ou cupês de quatro portas) rodando por aí. Mesmo assim, o Audi A5 já precisava passar por uma revitalização, já que, embora com alguns retoques, sua carroceria exibia praticamente as mesmas linhas de sua primeira versão, lançada em 2009 (Sportback). A resposta veio no ano passado, com a apresentação da nova geração do modelo no Salão de Paris, e agora os brasileiros já podem conhecer a novidade de perto, pois o novo A5 está chegando às concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 189.990.
Visualmente, o modelo ganhou carroceria com vincos mais pronunciados, que realçam a esportividade do carro. Na dianteira, a grade está mais larga e baixa, enquanto os faróis ganharam novo desenho (opcionalmente, eles podem ser de laser (Matrix) ou totalmente de LED. O estilo cupê foi mantido, assim como as janelas sem moldura. Na traseira, agora há uma generosa terceira luz de freio (brake light) na parte superior do vidro, além das lanternas de LED e do pequeno defletor embutido na tampa do porta-malas. O resultado é muito bonito e elegante.
Tem mais: embora seja até 85 kg mais leve que o anterior (dependendo da versão), o novo A5 ainda é 21 mm maior no comprimento e tem 14 mm a mais no entre-eixos. Isso se reflete no espaço interno, que ficou 17 mm maior no comprimento. Para se ter ideia, isso proporcionou mais 24 mm na área disponível para as pernas dos passageiros de trás. A largura e a altura da carroceria diminuíram em 11 mm e 5 mm, respectivamente, mas isso não acarretou prejuízo ao conforto dos ocupantes.

Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Na parte interna, a principal atração é o já conhecido quadro de instrumentos totalmente digital (Virtual Cockpit), que pode ser configurado de acordo com a preferência do condutor. Mas há outras novidades, como os bancos, que foram completamente reformados, o volante com novo desenho e o ar-condicionado automático, opcionalmente para até três zonas. A alavanca do câmbio também é nova e, de acordo com Lothar Werninghaus, consultor técnico da empresa, foi mantido por questões de ergonomia e tradição, já que poderia ser substituída por outro tipo de comando, uma vez que o acionamento do câmbio é totalmente eletrônico.

Ao volante

 
O conjunto motriz, aliás, também foi modificado, e o A5 passa a contar com a nova família de motores EA 888 3B da Audi. Trata-se da mesma gama usada no A4, um quatro cilindros de 2.0 litros com turbo, duplo sistema de injeção de combustível (direta e indireta) e comando de válvulas variável, capaz de entregar 190 cv na versão denominada ultra e 252 cv na mais potente. O primeiro ainda trabalha com ciclo Atkinsons, que lhe permitiu obter nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (o motor de 252 cv tem nota B).
Ainda na parte mecânica, o câmbio agora é um robotizado de dupla embreagem banhadas a óleo, com sete marchas, que substitui o Multitronic CVT anterior. As versões com motor de 190 cv possuem tração dianteira, enquanto as demais contam com a integral quattro. Por fim, a suspensão também foi modificada, a fim de proporcionar o melhor compromisso entre estabilidade e conforto.

Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Apesar de ser totalmente novo, contar com novos motores, câmbio e instrumentos, o novo Audi A5 deve chamar a atenção pelos sistemas de assistência ao condutor. O modelo é o primeiro a oferecer o Traffic Jam Assist, ou assistente de congestionamentos. Por meio de radares, câmeras e sensores, o equipamento é capaz de manter o veículo trafegando de modo autônomo em situações de congestionamento a até 65 km/h, aumentando ou diminuindo a velocidade de acordo com os carros à frente e dentro da faixa de rolamento. Quando o trânsito volta a fluir, um alarme sonoro avisa o condutor para retomar o controle do carro.

Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Pudemos conferir o funcionamento do sistema no trânsito de São Paulo, durante a rápida avaliação do modelo e o equipamento impressionou. Para acioná-lo, basta ligar o controlador de velocidade de cruzeiro, ajustar a distância do carro à frente e, em seguida, acionar o assistente de manutenção de faixa. O indicador no quadro de instrumentos informa que o sistema está funcionando e, a partir daí, o motorista pode tirar as mãos do volante. O equipamento faz parte do pacote Assistance Tour e será oferecido como opcional nas versões Ambiente, Ambition e Ambition Plus, que custam a partir de R$ 213.990, R$ 239.990 e R$ 268.990, respectivamente. A Audi do Brasil, porém, não havia definido o preço do opcional.
Além disso, o novo A5 ainda conta com controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, monitor de ponto cego, câmeras de alerta para tráfego cruzado na traseira e sistema Pre Sense, que “prepara” o veículo para oferecer a maior proteção possível aos ocupantes no caso de colisão iminente na traseira. Na estrada, o novo A5 impressionou pelo conforto e pelo desempenho da versão com 252 cv. De acordo com a fabricante, o A5 2.0 TFSI Sportback quattro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima.

Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)

Ficha Técnica


Motor: 2.0, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo sistema de injeção, turbo, gasolina
Potência: 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm
Torque: 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm
Câmbio: Automática, 7 velocidades, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente multilink (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira e traseira)
Pneus: 225/50 R17
Comprimento: 4,73 metros
Largura: 1,84 metro
Altura: 1,38 metro
Entre-eixos: 2,82 metros
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 480 litros
Peso: 1.475 kg
Central multimídia: 12,3 polegadas, sensível ao toque

Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)
Audi A5 Sportback 2.0 (Foto: Audi)

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