Com ajuda do governo galês, Riversimple mostra protótipo Rasa.
Carro 'verde' chegará às ruas como serviço, não como propriedade.
Criada em 2001, a Riversimple mostrou nesta quarta-feira (17) um protótipo para seu primeiro veículo comercial movido a hidrogênio, que deve chegar às ruas em 2018, segundo expectativa da fabricante.
O Rasa é um protótipo para 2 pessoas com autonomia para percorrer até 480 quilômetros com uma carga de 1,5 kg de hidrogênio.
Ele se beneficia de uma estrutura superleve feita em compostos de carbono. São apenas 580 kg - quase a metade de um compacto convencional, como um Fiat Uno.
Com velocidade máxima de quase 100 km/h, o veículo produz apenas água como resíduo, assim como os demais modelos movidos a hidrogênio. A empresa afirma que pelo menos 50% da energia de frenagem é recuperada e transformada em energia elétrica para acelerar.
O projeto foi desenvolvido a partir do zero por engenheiros experientes da Fórmula 1 e da área aeroespacial, com investimento de £ 2 milhões do País de Gales.
Os criadores tentam agora receber um fundo da União Europeia para testar 20 protótipos por 18 meses, antes de lançar oficialmente a novidade.
Mesmo quando chegar ao alcance dos consumidores, eles não poderão comprá-lo, pelo menos não do modo como conhecemos atualmente.
A ideia da Riversimple é comercializar o carro como um serviço. O interessado pagará uma mensalidade e terá um limite de quilometragem para andar com o veículo, mas todos os demais gastos serão cobertos pela empresa, incluindo combustível, seguro e manutenção.
Desse modo, o usuário não precisa se preocupar com o alto custo da aquisição, muito menos com depreciação, já que no final do contrato o veículo volta para as mãos da fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário